Medida do J/Ψ no CMS
|
|
Esta página está baseada no antigo iSpy-online. Para o iSpy-webgl, por favor
consulte a
documentação CMS Masterclass. Você irá estudar um decaimento contendo pares de múons para determinar quais eventos são candidatos a J/Ψ (méson charm-anticharm) e, em seguida criar gráficos (plots) dos cálculos da massa para os eventos que passam a seleção dos estudantes (”student trigger”). Conceitos Básicos Quando uma partícula J/Ψ decai, normalmente produz um par de múons. Olhe atentamente para os dois eventos abaixo. Há evidências de pares de múon (traços vermelhos) em um ou em ambos os eventos? Qual pode ser um candidato de J/Ψ? É a evidência forte ou fraca? Você está confiante de suas conclusões? Teste 1: Cargas opostas Para ser um possível candidato J/Ψ, o evento precisa ter dois traços de múon com cargas elétricas opostas.
Se o evento não passar no teste de carga, certamente é algo diferente de um decaimento J/Ψ: classifique-o como “0”(veja abaixo). Se dois múons passam no "teste de carga", então avalie a probabilidade desses múons serem provenientes do decaimento do J/Ψ, para isso dê um grau de confiabilidade para cada traço. Se houverem mais do que dois, escolha os dois melhores, formando um par de múons de carga oposta.
Elementos de um evento candidato a J/Ψ Antes de iniciar Se você não está familiarizado com o iSpy Online, vá para a introdução ou pergunte ao seu mentor ou professor. Taxas de candidatos J/Ψ Use as diretrizes abaixo para classificar os eventos candidatos. Aplique o que você aprendeu da forma mais consistente e rigorosa possível. Faça a classificação do candidato a J/Ψ usando uma escala de 0 a 3 baseada no seu estudo sobre múons na exibição do evento. 0-SEM CHANCE 1-POBRE 2-REGULAR, SATISFATÓRIO 3-BOM Entre com a classificação de cada evento na planilha de dados Data Spreadsheet. O cálculo da massa —a segunda parte dos exercícios do masterclass—é ativado na planilha quando são colocadas as classificações dos múons selecionados. Em casos de eventos anômalos ou de dificuldades para classificá-los, consulte outros estudantes, os mentores, professores, para encontrar a classificação mais consistente possível. Verificação Geral de Consistência Conte a quantidade de eventos em cada uma das classificações que você tem no seu grupo. Compare isso com os outros grupos. Se os números são muito diferentes, discuta seus critérios e veja se alguém precisa de algum ajuste. Mais dados Se você terminou todos os 100 eventos, inicie um novo grupo, preferencialmente um que ninguém tenha feito ainda. Existem 2000 eventos e quanto maior o número de eventos analisados, melhor será o resultado geral. Resultados Todo o grupo faz parte do CMS - Masterclass sob a liderança de um mentor.
|